Olá galera!!!
Sou eu de novo, Kátia Meireles, através
da Key Auspicious Management Treinamento e Consultoria,
para continuar compartilhando com vocês, algumas dicas de estratégias
empresariais as quais podemos aprender através de filmes e que podem ser
aplicadas na gestão empresarial.
Ao longo dos últimos anos,
atuando em consultoria e treinamento, em pequenas e médias empresas, venho
condensando meu conhecimento e aprendizado, buscando construir e implantar
projetos sustentáveis e compatíveis com a estrutura do negócio, pois a
estratégica certa pode transformar o seu negócio e gerar um upgrade competitivo e, as ações certas
podem causar um grande impacto motivacional e que refletem nos resultados.
Mas, nesta semana me senti como
um Zé Ninguém frente a uma multidão cinza e sem graça, ao tentar comprar itens
de acabamento em diversas lojas de material de construção, onde as opções de
tinta variavam entre cores: branco, palha, areia ou marrom. Os gabinetes somente
com tampo de plástico ou de vidro... se desejar com tampo de granito ou mármore,
só nas opções de gabinete de cozinha (afff!... inviável...). Além disso, apresentavam
poucos modelos, somente com alterações entre preços e marcas.
E, sendo consultora empresarial e
com uma mente aguçada, questionei... e mais frustrada fiquei ao ouvir...
“Essa é a tendência: cores pastéis e produtos
sem ou quase nenhum adereço”
Logo pensei... onde está o
colorido da vida?
Foi como se estivesse vivendo um
“deja vu”... e me lembrei, quase que repentinamente,
de um gestor, que durante um projeto bastante desafiador, me fez o seguinte
questionamento no fechamento da proposta:
“DIFERENCIAL... para que?
Isso somente gera
custo e não traz resultado algum”
Na época foi quase como seu eu
voltasse a 1903, na era de Taylor e sua produção em massa e CRENÇAS LIMITANTES, onde foca-se no que eu TENHO para vender e não, no que
atende às EXPECTATIVAS do
cliente e consumidor... não há inovação, criatividade, liderança... será que
estamos retornando a um momento retro da história econômica mundial, como um
período de pós guerra, onde o foco é a otimização de recursos através de
produtos padronizados com poucas ou nenhuma opção de escolha?
Portanto, o que podemos aprender
sobre gestão estratégica com o cinema através do filme “MATRIX”?
Este filme é um clássico,
estrelado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne, que retrata os paradigmas da
sociedade e suas prisões mentais, onde Matrix é um mundo ideal gerado por
computadores para manter todos sob total controle. Isso acaba sendo uma ironia,
pois descarta os diferenciais e a possibilidade de uma vantagem competitiva.
Por este motivo, a busca de Morpheus por Neo, é tão avassaladora, devido à SUA crença
que ele é o único a ter a capacidade de trazê-los à liberdade, desprendendo-os
do medo e opressão. E as pílulas, vermelha ou azul, te levam a uma simples
escolha entre as opções A ou B:
A. Se acomode e aceite o que tenho para te
oferecer.
B. Veja a realidade como ela é e crie oportunidades,
para ter o que você sonha e deseja.
Será que isso acontece na
realidade das empresas ou somente nos filmes?
Sabemos que a primeira opção ainda
é uma realidade na maioria das empresas. Além disso, percebemos que os pequenos
e médios empresários atuam em nichos e seguem a estratégia dos melhores de seu
segmento, pois é na crise que se estabelece e solidifica os grandes “players”
do mercado. E, se assim o for, é
necessário ressaltar que somente os que reforçarem sua vantagem competitiva
baseada em diferenciais é que poderão realmente FIDELIZAR o cliente. Caso contrário, entrará em uma luta de
preços, que geralmente somente os grandes tendem a ganhar, em função de seupoder de barganha...
Outro ponto a considerar, são as ferramentas
de vendas em função do mercado digital, que podem estar mudando a forma como se
alcança o cliente e o consumidor, mas é importante ressaltar que a essência
estratégica, foco e planejamento ainda são a base para o alcance dos resultados
lucrativos tanto esperados.
Desta forma, quem tem
conhecimento e o aplica com competência, tem maior facilidade e chance de conquistar
o seu espaço. Portanto, imagine você dominando um método de gestão estratégica
e aplicando isso no seu negócio?
Se interessou?
Então garanta sua participação na
palestra "CONCRETIZANDO A MUDANÇA DO SEU NEGÓCIO
ATRAVÉS DA GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPRESARIAL", onde estarei compartilhando
técnicas para você trazer a tona seu precioso potencial estratégico que pode
estar adormecido e, a partir daí, gerar insights para você ter um
posicionamento único para se diferenciar dos outros players do mercado e obter melhores
resultados.
Ahhhh! Lembre-se de deixar seu comentário aqui embaixo :)!!! Conto com você!!!
Kátia Meireles
Telefone: + 55 11 9 9143 2768
E-mail: keyauspicious@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário